segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como pode ser organizado o trabalho pedagógico na sala de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação?


Paula Yamasaki Sakaguti

O enriquecimento extracurricular, a partir dos interesses e habilidades dos alunos, é uma das opções para se organizar o trabalho pedagógico na sala de recursos. A formação dos grupos e/ou atividades individuais acontecem no horário contraturno ao período escolar. Em nossa sala de recursos, estas atividades de enriquecimento ocorrem em 3 níveis, adequando-se a proposta de Renzulli (Modelo Triádico de Enriquecimento) à nossa realidade. Usamos o primeiro nível de enriquecimento tanto na identificação das áreas de interesse e de destaque dos alunos para iniciar a formação de grupos, quanto na realimentação para novos projetos dentro do próprio grupo já formado por áreas afins.
Por exemplo, já oportunizamos atividades de enriquecimento como visitas a museus e exposições; apresentações de peças de teatro, musicais e balé; palestras com diversos profissionais; idas a lançamento de livros, feira do livro, amostras e eventos em geral. Nestas atividades podemos perceber o interesse dos alunos em estudar, desvendar, questionar, reconstruir, trabalhar sobre a temática que está sendo apresentada naquele contexto. Posteriormente, pode ser feito um projeto individual ou em pequenos grupos, focando esta área de interesse e/ou habilidade observada.
Iniciamos a formação de um grupo de Observadores de Aves a partir da curiosidade pelo tema numa palestra com Guia para Observação de Aves. Além deste, outros grupos foram formados em decorrência destas atividades exploratórias.
Com o Grupo de Produção Textual, assistir uma peça teatral fez parte dos encaminhamentos propostos pela professora Silvana para o aprendizado de uma nova etapa que os alunos estavam se propondo: a de concretizarem a produção escrita numa outra linguagem, a cênica. Para isto tivemos todo um trabalho de “logística” na busca de peças de teatro (temas, agendamento, contatos, busca de preços acessíveis etc).
Em anos anteriores tivemos a oportunidade de levar os alunos de Produção Textual para assistirem ao ensaio geral de uma peça que estava estreando no Teatro da cidade. A experiência proporcionada superou as expectativas e ampliou o conhecimento destes alunos sobre o desenvolvimento dos atos de uma peça, do contato com os bastidores e camarins. Com esta e outras habilidades trabalhadas pela professora Silvana no transcorrer do projeto – o que caracteriza o enriquecimento do tipo II – este grupo de alunos organizou, escreveu e montou uma peça de teatro. Neste momento foram assessorados e orientados também por especialistas em artes cênicas. Esta dinâmica resultou na apresentação da produção à comunidade (enriquecimento do tipo III). 
Alguns alunos se destacam ainda mais e alcançam o nível de expertise. A partir das experiências compartilhadas e aprendidas nos grupos de trabalho continuam construindo e reconstruindo, caminhando com as “próprias pernas” em suas produções criativas. Neste nível, nós professores assumimos o papel de coadjuvantes e apoiadores das iniciativas de nossos alunos que, com independência, autonomia e muito talento vão adiante.
Mas, voltando ao enriquecimento dos tipos I e II, nem sempre conseguimos de imediato atender aos interesses já demonstrados e comentados pelos alunos. A robótica é um destes. Estamos buscando parcerias, contatos e quem sabe possamos em breve desenvolver projetos para atender efetivamente estes alunos. Já trabalhamos com Inteligência Artificial (parceria com instituição de ensino superior) e iniciação ao uso do arduíno (colaboração de acadêmico) aos alunos com interesse e habilidades nesta área.
Neste ano de 2011, o trabalho pedagógico na sala de recursos gerou e incentivou alguns produtos criativos (em grupo e individuais) que foram e serão compartilhados com a comunidade: produção de peça teatral, blog, vídeos, exposição de painel, jogos de Minecraft, jogos de RPG.
Por isso, vale a pena investir no potencial de todos os alunos, inclusive dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação que necessitam deste alimento vital para sua sobrevivência escolar e para o desenvolvimento de suas melhores possibilidades: o Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos. Em relação a este atendimento, as pesquisas (Sakaguti, 2010; Melo, 2005; Maia-Pinto e Fleith, 2004) demonstram que os pais percebem que o trabalho diferenciado realizado em sala de recursos possibilita o desenvolvimento do potencial e melhoria do desempenho escolar de seus filhos.
A família é nossa maior incentivadora de nosso trabalho. E nada disto aconteceria se não fosse o apoio da Direção de nossa escola, dos colaboradores da sala de recursos, da parceria com profissionais das instituições de ensino superior.
O nosso agradecimento aos pais, amigos e colaboradores que torcem pelo nosso trabalho.

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