segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mau comportamento pode ser sinal de que o aluno possui altas habilidades?



O histórico escolar de Louis Pasteur, Albert Einstein, 


Walt   Disney e Isaac Newton costuma chocar quem 


espera um 


comportamento "exemplar". O francês responsável pelas 


primeiras vacinas era mau aluno, especialmente em 


Química.


 O alemão que elaborou a Teoria da Relatividade fugia das


 aulas de Matemática. O americano que criou um império do


 entretenimento foi reprovado em Arte. E, durante a infância,


 o cientista inglês que primeiro percebeu a gravidade teve de


 ser educado pela mãe porque foi expulso da escola. Hoje, 


ninguém duvida de que os quatro eram superdotados, o que


ajuda a entender que nem sempre alunos assim são os mais


 interessados e bem comportados em sala de aula.


O estudante com altas habilidades costuma ter um interesse 


tão grande por uma das disciplinas que


 acaba negligenciando as demais. A facilidade de expressar-


se, por exemplo, pode ser usada para desafiar o professor e 


os colegas. Mesmo os mais aplicados dificultam a aula ao 


monopolizar a atenção. Muitos não querem trabalhar em 


grupo por não entender o ritmo "mais lento" dos colegas.


 A descoberta das altas habilidades é o primeiro passo para 


melhorar esses comportamentos. Primeiro, porque muda o


 olhar do professor. E também porque o próprio jovem passa


 a aceitar melhor as diferenças.

fonte:http://simonehelendrumond.blogspot.com/search/label/Altas%20habilidades%2FSuperdota%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário